quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sancion Angel: Em que vocês foram lesadas?

É com esta pergunta que inicio o post de hoje. 
Todas estão sabendo dos terríveis acontecimentos, envolvendo a empresa Sancion Angel. Tanto que eu mesma já falei aqui no blog. Não vou dar notícia velha aqui, apenas vou exercer aqui o meu lado não como blogueira, mas como consumidora e como advogada que sou.
Não sei se tem alguém por fora do acontecido, e por isso resumirei basicamente o evento, sem dar minha opinião, sendo que no final, com certeza, falarei tudo o que penso e também tentarei aqui expor alguns fatos e transgressões ao Código de Defesa do Consumidor.
Trata-se de uma empresa que até então eu tinha ela nos meus padrões como sendo séria e inovadora. Ocorre que a empresa com tanta inovação que quer fazer, acabou distribuindo para blogueiras de renome, esmaltes que acreditamos serem da Deborah Lippmann envasados como se fossem da empresa. Horrível pensar assim? Então faça uma comparação do post da Kelly, onde ela fez os swatches e faça uma comparação com o esmalte que está sendo vendido no mercado atual. Com isso perceberão serem totalmente diferentes.
Outro evento significativo foi o fato da Sancion vender os imãs como sendo deles, mas na realidade são da marca Essence. Acredito que o mesmo aconteceu com os esmaltes magnéticos. Apenas envasados.
E o que falar da coleção moods? Não "moods" a cor de jeito algum. Apenas aquelas que receberam o vidrinho para swatches ou que compraram na beauty fair.
Sem contar que toda a coleção senses meio que virou "mito", pois quase não se acha para comprar e quando acha, a coleção é toda picada. Não encontra ela completa.
Ah, além dos esmaltes de glitter serem diferentes, a moda nova deles é do glitter envergado. 
Levanta a mão aí quem gosta de glitter envergado!! Porque, sinceramente? Eu tenho pavor.
Além disso, tem o fato da Scrangie, uma blogueira gringa de renome, ter recebido os falso holos (aquela coleção que de holo para nós não tem nada), só que totalmente holos e com prismas diferentes....estranho, não? 
Quanto a este último fato a Sancion se pronunciou dizendo que isto seria uma surpresa e que estariam reformulando toda a linha holográfica. 
Enfim, dada a tanta repercussão, a empresa Sancion Angel respondeu aos fatos com vários comunicados, sendo eles sempre tirados do ar, pois a desculpa de cada vez foi a pior possível. Primeiramente disseram que invadiram a fábrica e roubaram o servidor e toda a pasta holográfica. E quanto aos moods disseram ter problemas com um lote. Peço então para as meninas que compraram esse mood que não "mooda" deixar nos comentários o número do lote de seus esmaltes. Assim já saberemos se é ou não verdade.
Bom, estão dados os fatos.  

A resposta dada pela Sancion é menos satisfatória do que eu imaginava que seria. Uma delas, que diz em relação aos imãs da Essence, a empresa faz a pergunta que fez juz ao título deste post: em que vocês foram lesadas?

Bom, quando eu li o pronunciamento da Sancion, confesso que fiquei um tanto quanto chocada. Além da empresa errar feio, faltando com a ética, com a moral, fazendo ou pensando fazer as consumidoras de idiotas.
Desta pergunta eu respondo a lesão: não é o dinheiro que a empresa levou do meu bolso. A lesão não precisa ser apenas em dinheiro, mas eu acredito que a maioria das pessoas que comprou ou até mesmo ganhou os esmaltes e imãs para resenha se sentiram lesadas moralmente, pois fizeram suas leitoras pensarem que o produto resenhado é aquele anunciado, deixando a maioria das consumidoras na expectativa por ter o seu produto. 
Eu na minha pessoa me senti sim, lesada, pois eu comprei um esmalte onde foi anunciado EXPRESSAMENTE ser dupe do Glitter in the Air. Eu VI a resenha das meninas que receberam o esmalte e comprei ele crendo que era idêntico. Qual não foi minha surpresa ao receber a caixinha, abrir o esmalte e ver que ele não é igual ao anunciado. Não é o mesmo da resenha. E então a Sancion novamente mete os pés pelas mãos e diz que tinha muita reclamação porque não tinha glitter o suficiente e então resolveu mudar a fórmula sem anunciar expressamente o ocorrido.
E os esmaltes que deveriam mudar conforme a temperatura? Alguém aí comprou? Alguém aí tem o esmalte que não funciona? Por favor deixe o número do lote nos comentário...
Em conversa com a Iva eu pedi para ela me dar o número do lote do esmalte que ela comprou e já trocou por outro: lote 39627/11 / validade 23/12/14 

Outro ponto que eu quero discutir é em relação ao registro na Anvisa. Por que a empresa ainda não fez a notificação e regularizou seus produtos?? E por que não fala nada acerca disso no seu pronunciamento???

Vamos verificar alguns direitos básicos contidos no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90):


Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
        I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;
        II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;
        III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;
        IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;
        V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;
        VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;
        VII - o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados;
        VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;

        IX - (Vetado);
      X - a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.

Por que eu destaquei o inciso três? Por que algumas meninas que compraram o esmalte na BF, compraram  os esmaltes da sancion e neles sequer tinha data de validade.....

E o inciso quatro, que fala da propaganda enganosa? É minha gente, foi sim ao meu entender propaganda enganosa. Eu vi os swatches e comprei na expectativa de serem iguais aos das meninas que resenharam o esmalte. 

E como devem proceder as meninas que se sentiram lesadas?
Simples. Primeiramente deverá ligar (infelizmente) para a marca, pedindo a substituição ou o seu dinheiro de volta. Caso isso não ocorra, você deverá ir ao Procon primeiramente, fazer queixa formal, e se entender, deve ir ao juizado especial cível e pedir a devolução do dinheiro pelo produto estar defeituoso. Algumas meninas reclamaram também da coleção zodíacs estar desbotando e como eu dei a maioria dos meus e os que eu tenho estão bom, não posso falar nada. Em relação aos pure glam, os meus estão envergados e nem foram usados. E não me venha com essa de que ele assenta na unha porque isso é história para Boi dormir. 

Infelizmente as atitudes da empresa de querer processar o céu e a Terra demonstram uma falta de preparo de quem administra, falta de preparo do advogado e um pouco também de culpa no cartório.
]Não concordo com ofensas verbais de jeito algum. A empresa cometeu delitos? Sim. Mas não acho que ficar falando nomes e palavrões irão resolver a situação.
Sou a favor da sancion? De jeito algum. 
Não concordo com as atitudes da empresa de forma alguma, mas acho que ofender também não leva a lugar algum.
Gente, essa é a minha posição em relação a tudo isso. Se você, empresa Sancion Angel quiser processar por eu estar dizendo a  verdade, peço que processe a mim,  Joselaine, pois eu sou advogada e vou defender minha tese até o fim. Até porque tudo o que eu disse aqui é verdadeiro. Não estou caluniando ninguém e muito menos difamando. 
Apenas quero expressar a minha opinião em meio a essa enxovalhada de acontecimentos.

Meninas, desculpem-me pelo post longo. Hoje eu estava inspirada para falar.
Qualquer dúvida é só me chamar. Ah, e precisando de advogada para se defender da Sancion, sabem onde encontrar, né? ahauaiahauioa...brincadeira.
Tenham uma excelente quarta.
Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!